O primeiro compositor de NOISE

• O primeiro compositor de NOISE

Googlando por aí eu encontrei umas informações interessantes...

O Noise já existia há muito tempo antes de os japoneses terem tomado conta. Pra sacar melhor isso tudo, temos que ter em mente que no início do século XX, com o modernismo, dadaísmo e futurismo, a música também recebeu mudanças, cada vez mais notáveis pelas temáticas e associações aos movimentos industriais da época.

Talvez o primeiro compositor de Noise foi o italiano Luigi Russolo, que em 1913 escreveu um tratado chamado ''A Arte dos Ruídos''. O conteúdo desse tratado concluía que as máquinas e objetos eletrônicos auxiliariam o homem a alcançar a plenitude musical, ou nas próprias palavras de Russolo, ''seria um substituto para a variedade limitada de timbres que uma orquestra pode executar atualmente, e a variedade infinita de timbres nos 'ruídos', reproduzidas com mecanismos apropriados''.

Russolo ainda atestou que o 'noise' é uma manifestação musical totalmente futurista, quando diz que antes das máquinas tomarem conta do século XX< o mundo era quieto, silencioso.

Em seu tratado, Russolo esboçou um esquema de orquestra que ele imaginou no formato 'noise':

1- rugidos, trovões, explosões, rugidos sibilantes, ''bangs'', ''booms''
    2- assobios, sibilos, sopros
    3- sussurros, murmúrios, resmungos, balbúcios, gorgolejos
    4- pios, rangidos, sussurros, zumbidos, estalidos
    5- ruídos obtidos por bater em metais, madeiras, couros, pedras, cerâmicas, etc
    6- vozes de animais e de pessoas, gritos, lamentos, alaridos, estertores, soluços

• Por fim, uma amostra de como era o som do noise primitivo

• Up :3

• [Raderad användare] sa...
    • Användare
    • 25 apr 2012, 05:58
    Cara, valeu por me apresentar esse senhor. Estava ouvindo as maravilhas do Edgar Varése, veio a calhar conhecer esse pioneiro. Nossa ouvi o "Maquina Tipografica", estou encantado...hahahahaha.

• [Raderad användare] sa...
    • Användare
    • 25 apr 2012, 06:13

Isso me lembra...

Deem uma olhada nesse senhorzinho, muito bom. Talvez ele seja mais conhecido por ser baixista do Naked City ....ou não.....bem....mas vale conferir também.

Anonyma användare kan inte skriva inlägg. Vänligen logga in eller skapa ett konto för att göra inlägg i forumen.