Forum » Suporte - Site

Dúvidas essenciais...

• Dúvidas essenciais...

Olá, pessoal.
    Sou novo no Last.fm e gostaria de compreender algumas coisinhas. Então, listarei minhas 7 dúvidas para que os usuários, amigos e moderadores possam responder.

1- Por que algumas bandas ou álbuns não são executadas no Last.fm? Minhas preferidas do Nação Zumbi são conteúdo indisponível, não há nada de Norah Jones, nem Marcelo D2.
    2- De que modo o Last.fm paga os direitos autorais às gravadoras e artistas? A assinatura que pago mensalmente colabora com isso?
    3- O que é "fingerprints" que o programa diz incluir nas minhas faixas?
    4- Qual é a diferença entre eu configurar o scrobbler para 50% ou 100%?
    5- Quanto o Last.fm consome da minha banda de internet?
    6- Se eu esvaziar o cache do programa, apago o histórico das minhas estações e do meu perfil?
    7- Por que no Tag "Rock brasileiro" o Last.fm insiste em tocar coisas como Biquini Cavadão, Ira e Nenhum de Nós (de cada 10 faixas, 5 pertencem a essas três bandas, sendo que muita coisa boa fica de fora)?

• 1 - O LastFM não possui mesmo todas as faixas de todos os artistas. Porém se você quiser, pode usar o scrobbler pra escutar as músicas no seu PC e ele adiciona ao seu histórico do LastFM.

4 - Após escutar 50% da faixa, ele adiciona a faixa ao seu histórico. Se você configurar para 100%, ela só é adicionada se você escutá-la até o fim.

5 - Muito pouco, por volta de 3KB/s (contando que as músicas tenham qualidade de CD - 128k). Ou seja, se você tiver uma conexão de 300Kbps, já deve tocar normal sem interrupção.

7 - Os próprios usuários é que são responsáveis por colocar tags nos artistas. Por esse motivo é que também vai dar problema se você colocar sertanejo (vai tocar até Amado Batista).

Não sei a resposta de todas as perguntas, mas espero ter ajudado naquilo que eu sabia.

• Pra escutar outras músicas de rock brasileiro, tente usar a rádio multitags e coloque as tags rock e brasil (ou brazil). Deverão aparecer mais resultados, já que a maioria das pessoas coloca tags com palavras únicas.

• Obrigado

Caro wesleyjefferson,
    Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Aguardo outro usuário que possa me responder as demais.
    Abraços.

• Perguntas pendentes

2- De que modo o Last.fm paga os direitos autorais às gravadoras e artistas? A assinatura que pago mensalmente colabora com isso?
    6- Se eu esvaziar o cache do programa, apago o histórico das minhas estações e do meu perfil?

Se alguém mais puder ajudar...
    Valeu!

• Grrrrrw sa...
    • Användare
    • 13 nov 2010, 14:06

Fingerprinting é uma técnica de análise do áudio das faixas que você ouve de modo a gerar uma identificação exclusiva para cada música. Isso nos permitirá identificar e fazer o scrobble do que você ouve sem depender das tags ID3 ou de outros metadados. Esse recurso também nos permitirá identificar automaticamente a grafia correta dos títulos das músicas e limpar os dados em nosso catálogo.

Por enquanto, tudo que o aplicativo desktop faz é coletar fingerprints para aprimorar nosso sistema de moderação. Ele não altera nenhum arquivo MP3 em seu computador.

O processo exige um aumento do uso da CPU no início de cada faixa e às vezes esse consumo elevado de CPU pode ser mais longo, no caso de faixas que ainda não foram totalmente identificadas. Se isso o incomoda, você pode desligar a geração de fingerprints na seção Preferências da página Scrobbling da caixa de diálogo Ferramentas/Opções.

O processo de fingerprinting irá identificar somente os nomes do artista, do álbum e da música. A Last.fm não irá identificar a origem da música. Não saberemos se a música está sendo tocada a partir de um CD ou de um arquivo mp3. (Dúvidas frequentes)

Ex: Há 2 faixas no cache; clicando em "Conectar novamente", essa faixa vai para seu perfil contando como execução. Portanto, se "esvaziar" o cache, nada será apagado, pelo contrário, tudo será contado.

päps neol,demora pravim aqi,pofavor,,,
  • Valeu

Valeu Grrrrrw,
    muito obrigado pela contribuição. Agora resta apenas uma pergunta:

Pergunta pendente

• Grrrrrw sa...
    • Användare
    • 14 nov 2010, 00:33
    Fabio, achei alguma coisa parecida, veja se isso responde a sua pergunta, http://www.lastfm.pt/group/Last.fm+em+portugu%C3%AAs/forum/44677/_/372288

Pelo que entendi, o pagamento é feito apenas para artistas que não possuem gravadora/compromissos com direitos autorais, e compartilhem sua música aqui na Last.fm. Acredito que sendo assinante, contribua diretamente (ou não) com o pagamento desses artistas.

Aproveitando, existe uma página, aqui, com uma vasta variedade de artistas, gêneros musicais, totalmente gratuito. Grande parte desses artistas não tinham gravadora, ou têm hoje ;D

päps neol,demora pravim aqi,pofavor,,,
  • continuando

"Agora, oferecemos essa vantagem TAMBÉM aos compositores e autores de músicas independentes."

Grrrrrw,
    o tópico indicado por vc parece realmente responder à minha pergunta. Mas pelo que entendi, a LastFM sempre pagou aos artistas, por meio das gravadoras a que estão vinculados. O tópico anuncia que os compositores e autores independentes TAMBÉM receberão.

Acho que é isso.
    Valeu.

• Direitos autorais de artistas vinculados à gravadora

Gostaria de entender melhor como funcionaria o pagamento dos direitos às gravadoras que detem os direitos autorais sobre as músicas colocadas no site.

• DUVIDA...

eu queria saber se eu baixar o Scrobbler ele apagará , ou modificará alguma coisa do meu computador
    obg.

• URGENTE ...

• Grrrrw sa...
    • Användare
    • 6 maj 2012, 23:27

Re: DUVIDA...

Luluzinhadb disse:
    eu queria saber se eu baixar o Scrobbler ele apagará , ou modificará alguma coisa do meu computador
    obg.

Apagará absolutamente nada!
    A única modificação que o programa pode apresentar, é a execução automática dele quando você abrir um player de música.

Anonyma användare kan inte skriva inlägg. Vänligen logga in eller skapa ett konto för att göra inlägg i forumen.